O museu visita a Santa Casa de Lisboa, a primeira.

Na última quarta-feira (16/11/22) a equipe do Museu da História da Medicina do Paraná (MHMPR) esteve presente em Lisboa conhecendo alguns pontos importantes para a história do museu. Entre eles o Museu de São Roque, que é o museu da Santa Casa de Lisboa, a pioneira.

O Museu de São Roque encontra-se instalado no espaço da antiga Casa Professa da Companhia de Jesus (ordem dos Jesuítas), ao lado da Igreja de São Roque, tendo sido inaugurado em 1905. Ele conta com um vasto acervo de arte sacra que acompanha a trajetória da instituição e suas ramificações.

Nesta visita, a equipe foi recebida pelo historiador Gonçalo de Carvalho Amaro e pela diretora do museu, Teresa Freitas Morna. Ainda após a visita, a equipe se reuniu com Maria Margarida Montenegro, diretora da cultura da Santa Casa de Lisboa, para discutir perspectivas e futuras colaborações.

O dia terminou com uma outra visitação muito especial, dessa vez ao Museu da Farmácia, onde foi realizada uma visita guiada com o diretor, historiador e museólogo João Neto. Com objetos datando da pré-história até a vacina da Sputnik V para o combate ao SARS-CoV-2, o museu nos leva à uma viagem pela arte de curar ao longo do tempo e do mundo.

O acervo do Museu da Farmácia apresenta muitas correlações com a coleção do MHMPR, o que possibilitou vislumbrar novas perspectivas e métodos a serem aplicados no museu de Curitiba.