Publicações

Conheça o Museu da História da Medicina do Paraná

No dia 28 de janeiro, a Santa Casa de Curitiba e a Associação Médica do Paraná (AMP) abrem as portas do Museu da História da Medicina do Paraná, primeiro do estado dedicado a contar a história desta profissão que marcou a trajetória da nossa sociedade desde o século XIX.

O projeto é fruto de uma parceria entre as duas instituições, que vêm trabalhando há mais de um ano na seleção de documentos, peças, instrumentais e equipamentos que compõe a exposição, coletados e catalogados pela AMP desde 1970. O acervo completo é formado por milhares de itens, entre eles peças curiosas como um “pulmão de aço” que pesa quase meia tonelada e era utilizado em pacientes com insuficiência respiratória causada pela poliomielite.

Os visitantes também conhecerão m pouco mais da história da cidade e de figuras ilustres como a dos médicos Dr. Murici, Dr. Vitor Ferreira do Amaral, Dr. Nilo Cairo e do farmacêutico André de Barros,  que hoje dão o nome a vias importantes de Curitiba.

Segundo o presidente da Associação Médica do Paraná, Dr. Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho, o Museu é a realização de um sonho. Além de difundir informações úteis sobre a saúde para a sociedade, será muito importante para a pesquisa. “Sob a coordenação do Dr. Ehrenfried Othmar Wittig, nosso diretor de Museu, estamos juntando as peças há quase cinco décadas, catalogando, higienizando e armazenando de forma adequada. Agora, com esta parceria, será exposta a história da medicina do Paraná e um local histórico por natureza”.

Sede do Museu, o prédio histórico da Santa Casa não foi escolhido ao acaso. Inaugurado em 1880 por Dom Pedro II, o hospital foi o primeiro e, por muitos anos,  o único de Curitiba, além de ter funcionado como Hospital Escola para a Universidade Federal do Paraná até a construção do Hospital de Clínicas, na década de 60.

O prédio também abriga uma área preservada pelo patrimônio histórico e que recentemente foi restaurada, mantendo fielmente a estrutura que tinha na época de sua fundação. Entre esses espaços,  que poderão ser conhecidos pelos visitantes, estão a farmácia, com armários e frascos de medicamentos ainda lacrados, a capela, o sótão e o primeiro elevador da cidade.

O Provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e Arcebispo Emérito de Diamantina-MG, Dom João Bosco Óliver de Faria, destaca que resgatar a memória médica é fundamental. “Iniciar obras e entidades não é difícil. O desafio está no mantê-las vivas e atuantes ao longo da história. Este Museu faz memória e justiça aos grandes pioneiros que sonharam e projetaram o futuro glorioso da cidade de Curitiba”.

Fonte: Jornal do Rebouças 

 

Veja também

História da Saúde Pública no Brasil

A chegada dos europeus   Antes da chegada dos portugueses no Brasil, os povos originários já padeciam de algumas doenças, no entanto, os problemas começaram

PATROCINADORES

REALIZAÇÃO

Museu da História da Medicina do Paraná